logo-platinum-horizontal-site

CNIS – Entenda o que é e a sua nova versão

Thumbnail-cnis
Platinum Assessoria Contábil

Platinum Assessoria Contábil

Contabilidade Digital em Indaiatuba

A aposentadoria é um dos momentos mais esperados pelo trabalhador e para consegui-la é preciso comprovar todos os anos trabalhados. E a maneira de reunir todas essas informações é através do extrato beneficiário CNIS.

CTA-Platinum-Instagram

Hoje você vai entender o que é esse documento, qual é a sua importância na solicitação da aposentadoria e outros benefícios do INSS como consultar os dados.

O que é o CNIS?

É o Cadastro Nacional de Informações Sociais e é um documento que reúne todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários.

Esse cadastro foi criado em 1989 pelo Governo Federal e é conhecido por Extrato Previdenciário ou Extrato CNIS, que é composto por:

– Todos os vínculos empregatícios a partir de 1976;

– Os recolhimentos como contribuinte individual a partir de 1979;

cnis-cadastro-nacional-de-informacoes-sociais

– O valor total das remunerações mensais a partir de 1990.

Entenda para que serve o CNIS

Ele é o local que reúne todos os seus vínculos, remunerações e recolhimentos com o CNIS e outros documentos como Carteira de Trabalho e Contratos de Trabalho, você terá o INSS.

Além disso, o CNIS serve para que você consiga comprovar ao Instituto, itens como:

– A data da sua filiação à Previdência Social;

– Os valores dos salários de contribuição da sua previdência;

– O tempo de contribuição e carência que você tem;

– Períodos de recebimento de benefícios previdenciários, como auxílio-doença.

Conheça a nova versão do CNIS e que já está disponível ao cidadão

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova versão do extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Essa nova versão foi divulgada através de um comunicado da Diretoria de Benefícios e Atendimento ao Cidadão do INSS e segundo este comunicado o CNIS atende às alterações de Agrupamento, Utilização e Complementação que estão previstas no art. 29 da EC nº 103.

Dessa maneira, existem duas principais alterações realizadas no CNIS, que foram:

  • Ajustes para Complementação do Salário Mínimo;
  • Extrato do Ano Civil.

Em relação ao primeiro tópico, a partir dessa atualização, quem possui contribuições inferiores ao salário mínimo, a partir de 11/2019, poderá fazer ajustes para que a complementação chegue no salário mínimo, dessa maneira é possível torna-las suscetíveis do uso de reconhecimento do direito, com isso, os ajustes podem ser realizados no Meu INSS.

Em contrapartida, referente ao segundo tópico, será possível emitir um novo extrato com as informações associadas aos ajustes de contribuições menores ao mínimo no ano civil.

cnis-cadastro

Além dessas alterações, o INSS informou outras três no CNIS, como:

  • Consulta ao CAEPF e CNO;
  • Indicador de jornada de trabalho diferenciada;
  • Vínculos do eSocial (entenda mais sobre ele, clicando aqui) com a Matrícula do Trabalhador.

Todas essas alterações já estão disponíveis no extrato do CNIS, no Meu INSS.

Como conseguir o extrato do CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é um documento que consta todos os vínculos trabalhistas e previdenciários da vida do segurado, assim, ele é usado para a autorização dos benefícios e aposentadorias.

A partir disso, para obter o extrato do CNIS basta entrar no site ou aplicativo do Meu INSS. Dessa maneira, quando entrar no site, é só clicar em “Do que você precisa?”, depois escrever o nome do serviço que você deseja e no final acessar “Baixar PDF” e obter o extrato.

CTA-Platinum-Facebook

Ficou com alguma dúvida sobre o que é o CNIS e a nova atualização? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para marcarmos um horário.

Compartilhe:

Leia Mais

Fique Por dentro