logo-platinum-horizontal-site

Dicas de Contabilidade para negócios online

Thumbnail-contabilidade-para-negocios-online
Platinum Assessoria Contábil

Platinum Assessoria Contábil

Contabilidade Digital em Indaiatuba

Sabemos o quanto é importante ter consciência de como o financeiro é importante e um dos elementos vitais para o seu negócio online funcionar.

Assim como nas empresas físicas, o negócio online também é necessário ter o seu financeiro estruturado e monitorado de forma adequada, como: manter o pagamento dos seus tributos e impostos em dia.

Se você deseja começar o seu negócio online mas não as informações necessárias sobre como funciona a contabilidade, continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo.

O meu negócio online precisa de um contador?

Fazer o acompanhamento da entrada e saídas do seu dinheiro não é uma tarefa fácil. Pode ser menos complicado no começo, quando o faturamento ainda é pequeno, fazendo com que o próprio empreendedor acompanhe o fluxo financeiro.

Porém, depois de um tempo e com o aumento das vendas, é necessário a contratação de um escritório de contabilidade para que direcionar com eficácia as finanças do seu negócio online.

contador-negocios-online-contabilidade

O contador pode começar te ajudando no registro do CNPJ da sua empresa, afinal quando você escolhe pela regularização você consegue transmitir muito mais confiabilidade para os seus clientes, além de proporcional vantagens financeiras, como: créditos a juros menores, facilidade na hora de comprar materiais em grande quantidade e muitas outras.

Durante este processo, o contador também auxiliar qual é a melhor opção para registrar o seu negócio, indo de acordo com o seu modelo de negócio e suas metas a médio e longo prazo. Isso vai ajudar a você evitar os gastos com impostos desnecessários e problemas no futuro com a Receita Federal.

Além dessas questões tributárias, o contador também é responsável por fazer relatórios financeiros, registrar a saída e entrada de dinheiro, análise dos custos e lucros da empresa, e organizar um cronograma dos pagamentos devidos.

Com isso, o empreendedor tem mais tempo hábil para focar no seu negócio.

Quais são os impostos que devem ser pagos?

Existem impostos que refletem sobre a produção e comércio de produtos e serviços no Brasil, conheça a seguir os principais e o seu funcionamento.

ICMS

A sigla ICMS refere-se ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Este é um imposto que cai sobre a aquisição de mercadorias no geral, serviços de transporte interestaduais e intermunicipais relativos a estas mercadorias, serviços de telecomunicação e importação de mercadorias. Ou seja, é imposto que está presente em todas as transações comerciais de venda e compra de produtos.

CTA-Platinum-Instagram

As alíquotas referentes ao ICMS vão variando para cada serviço ou mercadoria, e a porcentagem fica entre 7% a 35%, dependendo de cada estado e é um imposto arrecadado pelos estados e Distrito Federal.

ICMS-ST

ICMS-ST refere-se à Substituição Tributária do Imposto ICMS, que trata de uma operação onde a responsabilidade pelo pagamento do ICMS reflete sobre outro contribuinte, que não seja o responsável pela comercialização de determinado produto.

Nesses casos, o ICMS é devolvido ao contribuinte que o pagou e a indústria se torna responsável em cobrir este valor.

ISS

O ISS é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, e ele reflete sobre a prestação de serviços realizada por empresas ou profissionais autônomos, e é arrecadado pelos municípios e Distrito Federal.

A alíquota desse imposto varia entre 2 e 5% sobre o valor do serviço prestado e tem como base uma tabela de cálculo que altera de acordo com cada serviço.

Como fazer a Contabilidade para o seu negócio online?

Mesmo que o empreendedor escolha por ter um escritório de contabilidade te dando todo o suporte necessário, é importante ter um conhecimento básico, para que tenha um entendimento melhor para fazer as movimentações financeiras necessárias da sua empresa.

Desta maneira, fica mais fácil analisar e avaliar sobre economias ou investimentos necessários para o seu negócio. Confira algumas dicas que separamos sobre como desenvolver uma visão administrativa sobre o financeiro do seu negócio online.

1 – Visão geral do negócio

É importante conhecer todas as etapas comerciais envolvidas e ter a visão geral do funcionamento. Afinal, quando começamos a empreender visamos muito a paixão da ideia inicial, mas é imprescindível ter uma visão racional do seu negócio.

Conseguir visualizar quais são as etapas de produção, divulgação, venda e entrega. Isso vai garantir que as suas decisões sejam cada vez mais assertivas, conseguindo calcular os riscos e o lucro.

2 – Organização das despesas mensais

Outro ponto que é importante ressaltarmos, é saber exatamente quais são seus gastos fixos mensais, desde impostos e tributos, até caneta, papel e outros materiais simples utilizados para realizar o trabalho.

Com isso, você terá um melhor controle de quanto é necessário faturar por mês para cobrir aqueles gastos e alcança lucro.

3 – A contabilidade precisa estar organizada

Além de saber os gastos fixos, é importante mantê-los organizados, por isso elabore relatórios mensais dos valores que entram e saem do seu negócio, além de registros de vendas e pagamentos realizados.

Com a sua contabilidade organizada, você conseguirá ter acesso muito mais rápido as informações necessárias e ter uma visão geral sobre a saúde financeira.

4 – Tenha um profissional qualificado com você

Por fim, invista na contratação de um escritório de contabilidade de confiança para cuidar do financeiro do seu negócio. Afinal, por mais que seja importante o empreendedor ter uma noção de tudo do seu negócio, nada substitui o profissionalismo e a visão de um contador.

E aí, ficou com alguma dúvida? Temos mais artigos relacionados ao seu negócio no nosso blog.

CTA-Platinum-Facebook

Se precisar de um escritório de confiança para iniciar o seu negócio online, entre em contato conosco que teremos o prazer de atendê-lo(a)!

Compartilhe:

Leia Mais

Fique Por dentro