As Startus, são empresas que possuem a inovação e tecnologia nas suas operações, e ocupam um espaço bastante significativo na economia dos países.
Mas, segundo a Forbes norte-americana mostra que 75% desse tipo de negócio não conseguem sobreviver aos primeiros anos de existência.
Não há um motivo específico para que isso ocorra, mas independente dos motivos, todo empreendedor precisa trabalhar o desenvolvimento do seu negócio.
É preciso aprender a administrar custos de forma inteligente, para proteger o negócio dos riscos, fazer toda a gestão dos documentos fiscais, entre diversas questões para garantir a sobrevivência e o sucesso da Startup.
Conheça as principais características das Startups
Antes de entendermos melhor sobre a contabilidade para Startups, é importante compreender as características principais desse modelo de negócio.
Podemos falar que uma Startup, é um modelo de negócio que busca ser expansível e replicável, com isso chegamos a dois pontos que citamos no começo do texto: Inovação e Tecnologia. Ou seja, quando é usado a tecnologia, as Startups trazem soluções inovadoras para o mercado.

Todas as Startups encontraram na tecnologia, uma maneira de resolver problemas, como: fazer exercício, alugar moradia, delivery ou até mesmo pedir um táxi através da internet.
O investimento é o que faz a empresa continuar crescendo e melhorando os seus serviços ou produtos. Além disso, toda Startup precisa cumprir com obrigações fiscais e tributárias para se manter organizada financeiramente.
Entenda como funciona a contabilidade para Startups
Sabemos que a contabilidade é centro de apoio de qualquer negócio. Para que haja um gerenciamento eficiente de um negócio, as informações financeiras precisam estar seguras e disponíveis quando necessário.
A contabilidade auxilia as Startups a apontar sua produtividade e lucro desde a criação da empresa, mas para que isso seja possível o contador precisa acompanhar o dinheiro que está sendo gasto.
A partir desse acompanhamento, são elaboradas estratégias para economia e investimento adequado dos recursos, que é imprescindível para que aconteça a consolidação do negócio.
Toda Startup precisa fornecer dados sobre suas estimativas financeiras a bancos, credores ou investidores para conseguirem fundos. Com isso, a contabilidade possibilita que a empresa realize um plano de negócios feito fielmente a realidade do negócio.
Esse plano de negócio inclui: despesas mensais estimadas, taxa projetada de crescimento da Startup, previsão econômica e essas são informações que interessam qualquer investidor.
Tendo esse plano de negócio e essa rede de apoio, os planos, metas e expectativas futuras vão se tornando cada vez mais tangíveis e reais.

As principais vantagens da contabilidade para Startups
Realização de gestão de riscos
É preciso considerar a segurança de gestão financeira, pois, apesar do sucesso dos primeiros passos, há riscos que têm necessidade de ser considerados e enfrentados com atenção.
Adequação tributária
A tributação é um dos principais aspectos que dificultam a vida do empreendedor e a sustentabilidade da Startup, principalmente no Brasil.
Ter um escritório de contabilidade, é a melhor opção, afinal possui conhecimento sobre a legislação vigente e isso facilita o funcionamento da empresa no geral e viabiliza a transparência que é exigida na hora da captação de investimentos.
Ainda orienta, o pagamento de acordo com o tamanho da empresa, número de colaboradores, tipo de operação e muitos outros quesitos que acabam influenciando nas taxas pagas ao governo.
Cumprimento das obrigações acessórias
A contabilidade para Startups também contribui para o cumprimento e controle das obrigações acessórias.
Mas, o que são obrigações acessórias? São deveres administrativos das empresas e podem modificar de acordo com o tamanho da empresa.
Empresas que escolhem o Simples Nacional, incluem:

- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS);
- Declaração de serviços;
- Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA);
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Emissão de notas fiscais;
- Envio de relatórios e outros dados obrigatórios da folha de pagamentos a órgãos públicos;
- Escrituração contábil;
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Identificação de boas oportunidades
Durante os processos contábeis há diversos momentos de insights que são baseados em dados, o que traz muito mais qualidade quando o empreendedor precisa tomar decisões, facilitando que boas oportunidades sejam identificadas.
Os relatórios que são gerados pela contabilidade trazem informações valiosas sobre como anda a empresa e possibilita visualizar o futuro.
Gestão de documentos contábeis
Os documentos contábeis são fundamentais para questões tanto internas quanto externas.
Da mesma maneira que esses dados mostram o caminho que é preciso para alcançar a escalabilidade, também ajudam na conquista por investidores, já que há a comprovação da saúde do negócio e como está o crescimento.
Os documentos que possibilitam ter esse controle são:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
- Relatórios de indicadores financeiros.
Por isso, é importante que você escolha um escritório de confiança para te auxiliar no cuidado com a sua Startup.
Está precisando de ajuda? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou marque uma visita.