logo-platinum-horizontal-site

Como fazer uma contabilidade eficiente para Startups?

Thumbnail-contabilidade-para-Startups
Platinum Assessoria Contábil

Platinum Assessoria Contábil

Contabilidade Digital em Indaiatuba

As Startus, são empresas que possuem a inovação e tecnologia nas suas operações, e ocupam um espaço bastante significativo na economia dos países.

Mas, segundo a Forbes norte-americana mostra que 75% desse tipo de negócio não conseguem sobreviver aos primeiros anos de existência.

Não há um motivo específico para que isso ocorra, mas independente dos motivos, todo empreendedor precisa trabalhar o desenvolvimento do seu negócio.

É preciso aprender a administrar custos de forma inteligente, para proteger o negócio dos riscos, fazer toda a gestão dos documentos fiscais, entre diversas questões para garantir a sobrevivência e o sucesso da Startup.

Conheça as principais características das Startups

Antes de entendermos melhor sobre a contabilidade para Startups, é importante compreender as características principais desse modelo de negócio.

Podemos falar que uma Startup, é um modelo de negócio que busca ser expansível e replicável, com isso chegamos a dois pontos que citamos no começo do texto: Inovação e Tecnologia. Ou seja, quando é usado a tecnologia, as Startups trazem soluções inovadoras para o mercado.

Contabilidade-Startups-o-que-e-startups

Todas as Startups encontraram na tecnologia, uma maneira de resolver problemas, como: fazer exercício, alugar moradia, delivery ou até mesmo pedir um táxi através da internet.

O investimento é o que faz a empresa continuar crescendo e melhorando os seus serviços ou produtos. Além disso, toda Startup precisa cumprir com obrigações fiscais e tributárias para se manter organizada financeiramente.

Entenda como funciona a contabilidade para Startups

Sabemos que a contabilidade é centro de apoio de qualquer negócio. Para que haja um gerenciamento eficiente de um negócio, as informações financeiras precisam estar seguras e disponíveis quando necessário.

A contabilidade auxilia as Startups a apontar sua produtividade e lucro desde a criação da empresa, mas para que isso seja possível o contador precisa acompanhar o dinheiro que está sendo gasto.

A partir desse acompanhamento, são elaboradas estratégias para economia e investimento adequado dos recursos, que é imprescindível para que aconteça a consolidação do negócio.

Toda Startup precisa fornecer dados sobre suas estimativas financeiras a bancos, credores ou investidores para conseguirem fundos. Com isso, a contabilidade possibilita que a empresa realize um plano de negócios feito fielmente a realidade do negócio.

Esse plano de negócio inclui: despesas mensais estimadas, taxa projetada de crescimento da Startup, previsão econômica e essas são informações que interessam qualquer investidor.

Tendo esse plano de negócio e essa rede de apoio, os planos, metas e expectativas futuras vão se tornando cada vez mais tangíveis e reais.

CTA-Platinum-Facebook

As principais vantagens da contabilidade para Startups

Realização de gestão de riscos

É preciso considerar a segurança de gestão financeira, pois, apesar do sucesso dos primeiros passos, há riscos que têm necessidade de ser considerados e enfrentados com atenção.

Adequação tributária

A tributação é um dos principais aspectos que dificultam a vida do empreendedor e a sustentabilidade da Startup, principalmente no Brasil.

Ter um escritório de contabilidade, é a melhor opção, afinal possui conhecimento sobre a legislação vigente e isso facilita o funcionamento da empresa no geral e viabiliza a transparência que é exigida na hora da captação de investimentos.

Ainda orienta, o pagamento de acordo com o tamanho da empresa, número de colaboradores, tipo de operação e muitos outros quesitos que acabam influenciando nas taxas pagas ao governo.

Cumprimento das obrigações acessórias

A contabilidade para Startups também contribui para o cumprimento e controle das obrigações acessórias.

Mas, o que são obrigações acessórias? São deveres administrativos das empresas e podem modificar de acordo com o tamanho da empresa.

Empresas que escolhem o Simples Nacional, incluem:

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS);
  • Declaração de serviços;
  • Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Emissão de notas fiscais;
  • Envio de relatórios e outros dados obrigatórios da folha de pagamentos a órgãos públicos;
  • Escrituração contábil;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Identificação de boas oportunidades

Durante os processos contábeis há diversos momentos de insights que são baseados em dados, o que traz muito mais qualidade quando o empreendedor precisa tomar decisões, facilitando que boas oportunidades sejam identificadas.

Os relatórios que são gerados pela contabilidade trazem informações valiosas sobre como anda a empresa e possibilita visualizar o futuro.

Gestão de documentos contábeis

Os documentos contábeis são fundamentais para questões tanto internas quanto externas.

Da mesma maneira que esses dados mostram o caminho que é preciso para alcançar a escalabilidade, também ajudam na conquista por investidores, já que há a comprovação da saúde do negócio e como está o crescimento.

Os documentos que possibilitam ter esse controle são:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
  • Relatórios de indicadores financeiros.

Por isso, é importante que você escolha um escritório de confiança para te auxiliar no cuidado com a sua Startup.

Está precisando de ajuda? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou marque uma visita.

Compartilhe:

Leia Mais

Fique Por dentro