logo-platinum-horizontal-site

eSocial: Confira as mudanças para 2022

E-social-2022-thumnail
Platinum Assessoria Contábil

Platinum Assessoria Contábil

Contabilidade Digital em Indaiatuba

Chegou a hora das empresas se adequarem às novas regras do eSocial 2022, pois houve diversas mudanças e é necessário observar alguns aspectos importantes.

Conheça tudo sobre o eSocial 2022

O eSocial trouxe determinadas mudanças, relacionadas com forma que ele deve ser entregue, mas quais as empresas precisam se adaptar.

De acordo com a Portaria MTP nº 313/21, as empresas serão obrigadas a enviar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) através do eSocial. O objetivo é trazer mais praticidade e segurança quando o assunto é transmissão das informações.

Como realizar o envio do eSocial 2022?

Conforme a regra, as empresas do grupo 1 começaram a fazer esse envio pelo eSocial no dia 13 de outubro do corrente ano.

Isso contribuirá para que a Previdência implemente o envio eletrônico que aconteceu até dia 03 de janeiro.

Confira o cronograma do eSocial 2022

O eSocial 2022 deverá seguir o cronograma abaixo:

  • Empresas do grupo 1: são as que faturam acima de R$78 milhões por ano. Elas enviaram as informações de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pelo eSocial a partir do dia 13 de outubro de 2021;
  • Empresas do grupo 2: estão inclusas as empresas não optantes pelo Simples Nacional com faturamento anual de até R$78 milhões no ano de 2016, a data de envio começou no dia 10 de janeiro de 2022;
  • Empresas do grupo 3: consistem nas empresas optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais pessoa física, empregadores pessoas física e entidades sem fins lucrativos, a data de envio também se iniciou no dia 10 de janeiro de 2022;
  • Empresas do grupo 4: são os órgãos públicos e instituições internacionais, além disso o seu envio se inicia em 11 de julho de 2022.

Platinum Assessoria Contábil: trazendo mais segurança e praticidade para o seu negócio

Existe diversas obrigações nas quais os empreendedores necessitam se adequar e executar regularmente, e a entrega do eSocial é uma delas.

Nos últimos anos, muitas ferramentas do governo para acompanhamento e controle estão evoluindo e se modificando com a tecnologia.

Assim, o eSocial 2022 apresenta muitas inovações e mudanças que serão observadas pelas empresas dentro do cronograma já estabelecido.

Isso pode parecer complicado, né? Mas fique tranquilo, afinal temos uma equipe competente e qualificada que tornará tudo mais simples.

Por isso, caso tenha ainda alguma dúvida e precise de auxílio entre em contato conosco.

Compartilhe:

Leia Mais

Fique Por dentro