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Imposto de Renda 2022 – Entenda o que mudou!

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Platinum Assessoria Contábil

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Contabilidade Digital em Indaiatuba

A Receita Federal em fevereiro as novas regras e maneiras de acesso ao novo programa do Imposto de Renda 2022. O prazo para o envio dos documentos ao leão começou no dia 07 de março, a partir das 8h e vai até às 23h59 no dia 29 de abril de 2022.

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A obrigatoriedade para declarar o imposto de renda segue apenas para quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, porém outras mudanças significativas melhoraram a tecnologia do processo garantindo mais facilidade com as novas formas de acesso ao sistema e o Pix para recebimento da restituição ou pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Receba a restituição ou realize o pagamento do DARF via Pix

Uma das novidades no Imposto de Renda 2022 é a integração do sistema da Receita Federal ao Pix, facilitando o pagamento da restituição aos contribuintes e reduzindo a necessidade da Receita em reagendar pagamentos em virtude ao preenchimento incorreto ou mudança de banco.

Para isso, é preciso que a chave do seu Pix seja igual ao CPF do titular da declaração, lembrando que não pode ser seu e-mail, telefone ou qualquer chave aleatória, apenas o CPF.

Uma outra boa notícia é que o DARF pode ser pago via Pix, afinal antes só era possível pagar este documento através de boleto bancário ou indicando os dados da sua conta bancária.

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Acesse o sistema usando a conta Gov.br

Neste ano de 2022, os contribuintes que acessarem o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) usando o código de acesso não irão conseguir usar todas as funcionalidades que a plataforma oferecia, por exemplo, ter acesso a declaração dos anos anteriores.

Para esse ano ter o acesso completo é preciso usar a conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. O acesso tradicional ao e-CAC através do código segue funcionando, porém o contribuinte só conseguirá visualizar informações sobre a malha-fina.

O acesso no e-CAC com a conta Gov.br possibilita fazer consultas, preencher e enviar a declaração do imposto de renda.

Declaração pré-preenchida e carne-leão

A declaração pré-preenchida do IR apresentar as principais informações do contribuinte fornecidas à Receita Federal através de terceiros, como empresas, médicos, bancos, imobiliárias e outros. Neste ano, só conseguirá usar a declaração pré-preenchida os contribuintes que tiverem uma conta Gov.br.

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Outra informação relevante, é que a declaração preenchida agora é integrada ao documento de arrecadação mensal da Receita, o famoso carnê-leão, dessa maneira é possível adicionar essas informações automaticamente à sua declaração do imposto de renda.

Comece a declaração pelo aplicativo e termine no computador

Pela primeira vez neste ano, os sistemas da Receita Federal serão integrados e permitirão que o contribuinte inicie o preenchimento através de um dispositivo e acabe em outro.

A partir desse ano, quem realizar o acesso do sistema através da conta Gov.br manterá as informações salvas e acessá-las depois em outro dispositivo, gerando mais comodidade e facilidade no processo.

Entenda as regras sobre o auxílio emergencial

Durante o ano passado cerce de 650 mil pessoas que receberam o auxílio emergencial durante 2020 tiveram que fazer a devolução do valor do benefício através de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs).

Já neste ano, os contribuintes que receberam o auxílio emergencial ao longo de 2021 precisarão somar os valores recebidos aos rendimentos tributáveis, ou seja, caso o valor ultrapasse os R$ 28.559,70 de limite, o contribuinte será obrigado a declarar o imposto de renda.

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Ficou com alguma dúvida? Precisa de auxílio de um escritório que entenda sobre o Imposto de Renda 2022? Entre em contato conosco agora mesmo!

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